... de Onoba a Máinoba [ ]
Desta atá à cidade de Ipsa, 24 estádios.
Desta no estuário do A[rade] em linha recta até ao ponto em que se situa a cidade de Cilibe, 70 estádios.
Da foz do Anas à extremidade do Promontório Sacro são 992 estádios.
![]() |
Papiro de Artemidoro |
Assim descreve o papiro, reutilizado um século depois do registo do seu autor o geógrafo grego Artemidoro de Éfeso que viveu no século II antes de cristo e que nessa altura viajou pela costa Algarvia tendo descrito localidades e distâncias marítimas entre elas.
Orientando-nos pela medida do stadia grego que vale 177 metros teremos:
... de Huelva (Onoba) a Portimão (Máinoba) [ ] - a distância marítima é de 190 Kms [1.073 estádios]. Esta distância não nos é indicada no papiro.
Desta (Máinoba) à vila de Alvor (Ipsa), - a distância marítima é de cerca de 5 Kms (28 estádios). Não muito longe dos 24 estádios do papiro.
Da foz do Arade (Máinoba/Ponta da Areia) até Silves (Cilibe/Rocha Branca) subindo pelo rio - são cerca de 13 Kms (74 estádios). No fraseado do papiro nota-se que Cilibe se situa afastada da costa, e que os 70 estádios correspondem na realidade à distância marítima entre a foz do Rio Arade e o povoado da Rocha Branca, no fundo Norte do estuário do Arade. Este povoado que teve ocupação desde a Idade do Ferro até à época medieval islâmica, fica situado numa pequena elevação perto do Rio Arade, a cerca de 1 km da cidade de Silves. Acredita-se que tenha sido um entreposto comercial, possivelmente de origem fenício-púnica.
E resumindo, para tudo enquadrar:
Da foz do Guadiana (Ana) ao Cabo de S. Vicente (Promontório Sacro) - a distância marítima acompanhando a costa é de cerca de 170 Kms (960 estádios), muito próximo dos 992 estádios do papiro.
![]() |
A Ponta da Areia que deu lugar à marina. Neste local existiu uma cidade fenícia: Máinoba |
Portimão teve assim, aos seus pés e em tempos remotos, uma cidade portuária chamada Máinoba, possivelmente de fundação grega ou fenícia que desapareceu, estando com toda a probabilidade sepultada na zona entre a marina e o convento de S. Francisco. Mas antes de ser engolida pelas catástrofes naturais que se abateram sobre ela, ainda foi de cartagineses (Portus Hanibalis) e de romanos (Portus Magnus). Mas isso veremos depois...
![]() |
Artemidoro de Éfeso |